O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia promovem a campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”.
O objetivo é incentivar os contribuintes que fazem a sua Declaração Anual do Imposto de Renda, também podem doar recursos do imposto para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Essa destinação pode ser feita de até 6% por pessoas físicas e de 1% pelas pessoas jurídicas.
Essa destinação da parte do IR não significa nenhum gasto extra para o contribuinte. É somente fazer a doação no prazo estabelecido e dentro da porcentagem máxima permitida e incluir os dados na declaração de ajuste anual do IR a ser entregue.
Com isso, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa da União e é diretamente destinado para o Conselho, ou até mesmo pode ser destinado para algum projeto ou programa optado pelos declarantes.
Converse com o seu contador ou procure algum representante do CMDCA para saber mais sobre essa iniciativa. Seja solidário: tire da boca do leão para dar para as crianças.
COMO FAZER
No programa da DIRPF, ficha “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, clique no botão <<Novo>>, escolha o fundo <<Municipal>>, selecione a UF e o município de localização, bem como o projeto a ser beneficiado, e informe o valor a ser doado.
Em seguida, clique no botão <<OK>> para encerrar o preenchimento dos dados.
Pague o DARF até o dia 29 de abril.
Tire uma foto do DARF quitado e envie uma mensagem eletrônica anexando a foto/arquivo ao Conselho Municipal escolhido, informando qual entidade daquele município deseja que o valor seja creditado (esta etapa é importante para que o valor efetivamente chegue ao destino desejado).