Depois do vendaval que passou por Três Lagoas na sexta-feira (01) com vento de até 72 quilômetros por hora e que causou alguns danos, o domingo (03) também foi marcado por forte vento que causou mais estragos na cidade, inclusive com registro de quedas de árvores, destelhamentos de construções, queda de muros e paredes de comércios e até mesmo chuva com granizo.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, o Município registrou na sexta-feira (01), a queda de 2.876 raios, além de trovões. “O vento iniciou com 56 quilômetros por hora, passou para 66 e teve uma velocidade máxima de 72 quilômetros por hora com 48,8mm de chuva”, explicou Abrahão.

No domingo, foi registrado um total de 3,4mm de chuva e ventos de 50,4 quilômetros por hora no período da tarde e depois, já no período da noite, de 47 quilômetros por hora. Além disso, no início da tarde, ocorreu chuva com granizo em alguns bairros. Durante o final de semana, o acumulado de chuva foi de 54mm.

DANOS

De acordo com relatório da Defesa Civil, os órgãos de emergência envolvidos nos trabalhos de assistência registraram 14 quedas de árvores, 05 destelhamentos, 01 chamada de queda total e 02 de queda parcial de postes de energia elétrica, 02 rompimentos de fios da rede de energia e 02 desmoronamentos, além de 01 auxílio de colchões e lona junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, devido ao destelhamento de uma residência.

Os bairros mais atingidos, ainda de acordo com a Defesa Civil, foram: Vila Alegre, Vila Nova, São João e Quinta da Lagoa. “Estamos entrando num período de tempestades isoladas e, com isso, é necessário redobrar a atenção à previsão do tempo e alertas da Defesa Civil e outros órgãos de segurança”, comentou Welton Alves, coordenador do serviço em Três Lagoas.

 

REPAROS

As equipes das Secretarias Municipais, principalmente da Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, trabalharam durante todo o final de semana para atendimento à população e reparos emergenciais, tanto nos prédios públicos, como em outros locais afetados na Cidade. Inclusive, nesta segunda-feira (04), o trabalho segue em execução para que tudo volte à normalidade o quanto antes.

AULAS CANCELADAS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) decidiu suspender as aulas desta segunda-feira (04/10) na maior parte das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (REME) devido aos estragos causados pelo forte vento e chuva.

No entanto, estão funcionando normalmente a Escola Municipal Irmã Scheilla, pois já passou por reparos necessários e que atende alunos da Zona Rural e a Escola Municipal de Educação no Campo “Antônio Camargo Garcia” (Vera Cruz) que não sofreu danos.

 

Fonte: PMTL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *