O Governo Federal promoveu, por meio do Ministério da Educação (MEC), uma solenidade para certificar as escolas que implementaram o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O Pecim é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, que está presente em 26 estados, com 127 escolas que atendem cerca de 83 mil famílias.

A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; do Ministro de Estado da Defesa, Walter Braga Neto; do diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do MEC, Gilson Passos; além de parlamentares e representantes das Escolas Cívico-Militares (Ecim).

As unidades escolares que aderiram ao Pecim no 1º ciclo, em 2020, receberam a certificação como forma de reconhecimento das atividades realizadas nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, culminando no atingimento das iniciativas estratégicas e dos objetivos estratégicos do Pecim.

Essa metodologia de certificação foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Universidade de Brasília (UnB), e compreende três níveis: básico, intermediário e avançado. Dessa forma, somente as escolas que aderiram ao Pecim em 2020 foram certificadas, já que as demais unidades escolares ainda estão em fase de implementação.

Além da certificação prevista pelo Programa, quatro Ecim receberam uma premiação por se destacarem como escolas modelo do Pecim. São elas: a Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro (Bahia); a Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Mato Grosso do Sul); a Escola Municipal Cívico-Militar Carioca (Rio de Janeiro); e a Escola de Educação Básica Professor Ângelo Cascaes Tancredo Cívico-Militar (Santa Catarina).

Ainda durante o evento, foi anunciada adesão de 61 escolas ao Pecim em 2021 e a abertura de 89 vagas para as escolas que desejam aderir ao Programa em 2022. Com essa ampliação do número de vagas ofertadas, o Programa antecipa a meta prevista de 216 Ecim para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *