Cassiano Maia participa da abertura de capacitação para conselheiros municipais

capacitacao-conselhos_07-12_01

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cassiano Maia, deu as boas vindas e abriu os trabalhos para capacitação dos conselheiros municipais de Três Lagoas, na tarde desta terça-feira (7). O evento, que segue até sexta-feira (10), está sendo realizado no plenário da Câmara.

O vereador destacou a importância dos conselhos municipais na elaboração e execução das políticas públicas no município. “Cada um, individualmente, junto com o poder público, com o Executivo, pode contribuir para construir o melhor em políticas públicas”, afirmou.

Também presente na abertura, o vice-prefeito Paulo Salomão ressaltou a importância dos conselhos municipais. “Todos são representantes da sociedade”, disse. Para ele, os conselhos têm espaço e ajudam, sim, a resolver os problemas comunitários. “Todos os conselheiros têm suas demandas pessoais, mas têm vontade de contribuir, para ajudar a resolver os problemas da sociedade. Isso é uma coisa abençoada”, disse Salomão.

O vice-prefeito ainda incentivou que os conselhos se formem, tomem posse e se organizem para serem atuantes. Recomendou o uso da Casa dos Conselhos, quando não houver estrutura, e que os conselhos parados sejam reativados.

A diretora de Políticas Públicas da prefeitura, Silvânia Bersani, ressaltou que, após a Constituição de 8, o mecanismo dos conselhos possibilitou o engajamento da sociedade na elaboração das políticas públicas, porém ainda há pouca adesão. Ela disse que os conselhos são as principais instituições para discutir, pactuar, propor e fiscalizar as políticas públicas, “para o exercício pleno da democracia”.

Silvânia explicou que a administração municipal tem trabalhado para reativar todos os conselhos atualmente parados, a começar por alterações necessárias na legislação de cada um. Alguns projetos para tais alterações já estão sendo votados pela Câmara e outros ainda deverão ser apresentados pelo Executivo. Atualmente, Três Lagoas conta com 26 conselhos municipais, sendo que cinco ainda estão desativados.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 221