Com a chegada da pandemia e a acelerada migração dos brasileiros ao ambiente digital, os golpes cibernéticos se tornaram cada vez mais comuns. De acordo com a ClearSale, empresa referência em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, essas tentativas de fraudes também aumentaram significativamente entre os empresários.

Um estudo realizado pela empresa revelou que as tentativas junto a esses profissionais cresceram 172% em 2021, no comparativo ao ano anterior. Um dos fatores que justificam este aumento é o fato de que os dados cadastrais ficam disponíveis publicamente para consulta em sites oficiais do governo, facilitando a obtenção dos insumos para tentativa de golpes. O levantamento aborda todos os portes de empresas no Brasil.

“Fraudadores são pessoas que buscam maior retorno com menos esforço, e o uso de dados de empresários para fraudar acabam sendo interessante, uma vez que se espera um potencial maior de compra e crédito comparado a média da população” afirma Roberto Achar, Head de Threat Intelligence da ClearSale.

Como prevenção, o executivo recomenda que as empresas tenham o hábito de analisar internamente possíveis ações fraudulentas e ter profissionais especializados para apoiar nesse processo, além de redobrar o cuidado com senhas e links estranhos recebidos via aplicativos de mensagens, SMS ou e-mail.

“Os golpistas estão sempre se aprimorando e buscando formas de encontrar lucro rápido e fácil. O aprimoramento de ferramentas e a procura por meios eficientes de proteção devem, sempre, crescer no mesmo ritmo”, conclui Achar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *