A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Endemias divulga o calendário da passagem de fumacê pelos bairros da Cidade desta semana.
Vale lembrar que a passagem do fumacê pode sofrer alterações de dia, por conta do tempo, uma vez que não é recomendável a realização da atividade em dias de chuva.
QUARTA-FEIRA (NOITE): JOÃO PAULO DA SILVA / JOSÉ INÁCIO BATISTA / NOVA BRASILÂNDIA / JOSÉ RODRIGUÊS / JOSÉ ARARA / JUVENAL UCHÔA.
QUINTA-FEIRA (MADRUGADA): JARDIM OITI / JOÃO DE ABREU / CENTRO BAIXADA SANTISTA.
QUINTA-FEIRA (NOITE): CENTRO PARTE SUPERIOR
SEXTA-FERA (MADRUGADA): THOMAZ DE ALMEIDA / SÃO DOMINGOS / MÃO AMIGA / JARDIM BRASILIA / COQUEIRAL
SEXTA-FEIRA (NOITE): (NOITE) JARDIM CAMARGO / VALE VERDE 1 E 2 / IMPERIAL / PRIMAVERA
Os bairros que não constam na relação é que não está tendo casos notificados.
RECOMENDAÇÕES
A recomendação da equipe a todos os moradores é que se possível, deixem as janelas das casas abertas durante a passagem do carro fumacê nas ruas. Essa ação pode aumentar o alcance do inseticida dentro da residência e eliminar os mosquitos.
Vale lembrar que a passagem do fumacê só elimina os mosquitos adultos. E a melhor maneira de combater o mosquito é evitar o surgimento do foco, ou seja, antes que o inseto nasce.
Por isso, a equipe pede a colaboração para que as pessoas fiscalizem os seus quintais e locais que possam acumularem água como: caixas d’água, baldes, pneus, lajes, bandejas de geladeiras ou reservatórios de água de umidificadores.
A limpeza semanal deve ser parte da rotina, pois a fêmea esconde os ovos na água parada e são necessários oito dias para que se torne larva, pupa e depois mosquito.
Até o momento, Brasilândia já registra 31 casos notificados da doença.