Ampliando cada vez mais as ações voltadas para o pequeno produtor rural de Três Lagoas, o Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) acaba de adquirir dois novos equipamentos para auxiliar os criadores de gado leiteiro na região.

O Programa Amigos do Campo conta agora com aparelho de ultrassonografia veterinário e uma autoclave (esterilizadora) de mesa e, em breve, estará disponível entre os diversos serviços já elencados.

O secretário da pasta, Celso Yamaguti, explica que esta novidade é a primeira etapa de um projeto que começou há alguns anos e agora pode ser colocado em prática. “Desde o início do mandato anterior, fizemos diversas tratativas com o prefeito Angelo Guerreiro para esta aquisição, que na verdade, é a ponta de um projeto maior: a inseminação artificial em bovinos. Estou muito orgulhoso e grato por estes equipamentos terem chegado em boa hora, ampliando o nosso assistencialismo ao pequeno produtor rural de Três Lagoas”, disse.

A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, ressalta a importância desse atendimento dentro do Programa. “Assim como os demais serviços que o Amigos do Campo oferece, em breve poderemos auxiliar o criador de pequenos rebanhos e produtores de leite com mais este serviço, que conta com a nossa equipe técnica profissional, equipamento moderno de última geração e o que é melhor, com custo zero para o proprietário”, complementou.

O médico veterinário da SEMEA, Marlon Donadoni, explica que “a autoclave é uma esterilizadora própria para materiais de uso veterinário, o que nos dará mais segurança no atendimento com os animais. O aparelho de ultrassom nos permitirá investigar as possibilidades de gestação das vacas, problemas no aparelho reprodutor, antecipando a medidas a serem tomadas no tratamento. Com este recurso, será possível dizer se o animal está em condições de ser inseminadas”.

O secretário pondera que, os equipamentos devem passar por inspeção técnica e os profissionais por treinamento para utilizá-los com precisão. Assim que, todos os procedimentos forem concluídos, estará à disposição do homem do campo, que se enquadre como pequeno produtor rural.

SOBRE O PROGRAMA

Criado em 2018, o Programa Amigo do Campo auxilia o pequeno produtor rural com equipe técnica composta por médica veterinária, técnicos agrícolas, engenheiro agrônomo e técnico agropecuário. Os serviços prestados gratuitamente são: mochação, castração e descornas de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa, apoio técnico em horta, pastagem e controle de pragas.

SERVIÇO

Para ter o apoio da equipe do Programa “Amigos do Campo”, o pequeno produtor pode estar entrando em contato pelo número (67) 3929-9665 ou indo até a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio, localizada na Rua Munir Thomé, 959 – Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *