Após meses realizando ações de imunização contra Covid-19 aos finais de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anuncia que, a partir do dia 28 de março, devido à baixa procura nessas ações, a vacinação ocorrerá apenas nas Unidades de Saúde dos Bairros de segunda à sexta-feira.

Sábado, domingo e até mesmo em feriados, essa foi a rotina de muitos profissionais de saúde nos últimos meses para ampliar ao máximo o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19. Foram dias de calor, frio, adaptações e melhorias, erros e acertos, sempre com foco em bem receber a população consciente de que a vacina era/é a melhor solução para dar o início ao fim da pandemia.

Com ações diárias na Central de Imunização, que funciona no prédio da Biblioteca Municipal da Circular da Lagoa Maior e, para aqueles que têm entre 5 e 11 anos, na Clínica da Criança, além de ações pontuais em eventos com grande público, a SMS sempre buscou o resultado que hoje é atingido: vacinar a maior parte da população. Porém, com o passar do tempo, a demanda foi diminuindo e é chegado o momento de a vacina contra a Covid-19 virar uma rotina apenas das Unidades de Saúde.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO PARA ESSE SÁBADO (26)

VACINA SÓ NAS UNIDADES DE SAÚDE

Apesar de a Central de Imunização continuar operando no mesmo local – prédio da Biblioteca da Circular da Lagoa Maior – este sábado (26) será o último dia em que o local e a Clínica da Criança abrirão aos finais de semana para vacinação contra a Covid-19, ou seja, a partir de segunda-feira (28) a vacinação segue apenas nas Unidades de Saúde.

VACINA INFANTIL VAI PARA USFs

A SMS informa, também, que a partir do dia 04 de abril, a aplicação da dose infantil (de 5 a 11 anos) – hoje administrada apenas na Clínica da Criança – passará também a ser realizada apenas nos postinhos dos bairros.

TRAJETÓRIA

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, lembra dos desafios que foi criar métodos para evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que era necessário vacinar o maior número de pessoas em um curto período e a escassez de vacinas.

“Erramos, acertamos, nos desesperamos com a falta de vacinas no início, nos apoiamos uns nos outros; a trajetória da campanha de imunização contra a Covid-19 foi um misto de vários sentimentos e desafios. Mas, hoje, o principal é de missão cumprida, pois conseguimos atingir um número satisfatório de vacinados que permitiu frear a pandemia”, lembrou a secretária.

Foram mais de 2.000 pessoas imunizadas por dia, algo que foi possível também graças a ajuda de outros órgãos como Corpo de Bombeiros, administração do Shopping Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) que cedeu ginásio de esportes para serem postos de vacinação e o atendimento de crianças nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), além da ampla divulgação efetivada pela Diretoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *