Ação realizada na sexta-feira (25), na Unidade de Saúde da Família “Célio Moura da Silva”, atendeu mulheres de todo o município, que na ocasião tiveram a oportunidade de realizar exames importantes para a prevenção e detecção do câncer de mama, inclusive foi disponibilizado veículo para garantir o transporte para as mulheres residentes nos assentamentos e área rural do município. A ação ocorreu por meio da parceria entre o município de Selvíria e o Grupo Onça Pintada.

Segundo a responsável técnica da unidade e a coordenadora de ESF’s (Enfermeira Patrícia e Enfermeira Daiana), foram realizados 67 exames entre avaliação clínica das mamas, ultrassom e coletas de preventivo, ressaltando que: “Quando recebemos o diagnóstico do câncer, costumamos repensar a vida, em como devemos valorizar os momentos com a família e com os amigos. Mas para podermos desfrutar disso tudo, precisamos cuidar bem da nossa saúde. No caso do câncer de mama ou colo de útero a prevenção da mortalidade passa pelo diagnóstico precoce. Por isso estas ações e parcerias são importantes para orientar e facilitar o acesso a exames de qualidade”, comentaram.

Presentes na ação, o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos e o secretário municipal de Saúde Edgar Barbosa dos Santos e o coordenador de secretarias José Antonio de Souza Junior, ressaltaram o compromisso com a Saúde da população. “Temos trabalhado incansavelmente para melhorar cada vez mais a nossa Saúde, tanto na parte estrutural quanto no atendimento à população. Esse é um compromisso nosso e que estamos cumprindo a risca porque entendemos que Saúde deve ser o carro chefe de qualquer Administração, pois ela cuida da vida das pessoas, nosso bem mais precioso”, disseram.

Também estiveram presentes o vereador Antonio Francisco da Silva (Tonhão), que intermediou junto ao prefeito Fernando, pedindo prioridade ao deputado estadual Paulo Corrêa para atender nossa população e o secretário municipal de Transportes Claudinei Bernardo Alves.

Sobre o Grupo Onça Pintada: Criado em 2001, o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção de combate ao câncer de mama. Após perder a mãe e outros familiares em decorrência de câncer, o deputado Paulo Corrêa desenvolveu o desejo de criar o projeto para orientar mulheres sobre como prevenir o aparecimento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *