Mato Grosso do Sul tem a 2ª maior projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no país em 2022. É o que aponta levantamento realizado pela Tendência Consultoria e publicado pelo jornal Valor Econômico. Conforme a consultoria, a evolução do PIB sul-mato-grossense, decorrente da expansão do agronegócio e da agroindustrialização, chega aos 4,6% neste ano, a segunda maior do Brasil, liderando o crescimento nacional juntamente com o Estado de Mato Grosso, confira na tabela abaixo.

“Uma taxa de 4,6% é excepcional em termos de crescimento, podendo ter reflexos extremamente positivos na economia sul-mato-grossense. É importante destacar que os fatores de crescimento apontados pela Tendência Consultoria são acompanhados e comprovados pelo Governo. O PIB é o somatório de todas as riquezas geradas e quando falamos disso, tratamos de crescimento econômico, de novas oportunidades de emprego e novas atividades econômicas. É um indicador comparável entre países e estados”, comenta o secretário Jaime Verruck (foto), da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O desempenho da economia de Mato Grosso do Sul para o ano de 2023 também é destacado pela Tendência Consultoria, com a projeção da taxa de crescimento do PIB estadual no próximo ano chegando a 2,3%, a maior do Brasil. Essa perspectiva, segundo o titular da Semagro, decorre da expansão do agronegócio e da agroindustrialização no Estado.

“Essas projeções são extremamente importantes e demonstram o resultado das políticas públicas que nós temos definido para o Estado em termos de crédito, financiamento, infraestrutura, expansão de novas áreas, programas de incentivo aos produtores e para as indústrias, com impacto direto na população mato-grossense e no desenvolvimento econômico de nosso estado”, afirma o secretário.

Jaime Verruck lembra do impacto da estiagem na última safra de soja. “Nós tivemos uma frustração significativa na safra de soja. Isso teve um comprometimento, mas nós recuperamos com a produção a ampliação da produção de milho. No ano passado foram plantados 3,724 milhões de hectares de soja e para 2023 nós temos uma perspectiva de crescimento, Mato Grosso do Sul deve bater novamente o recorde de área plantada de soja, com a conversão de pastagens degradadas em cultivo de soja”, comenta.

O secretário destaca também a expansão em outras atividades econômicas do Estado que contribuem para a elevação do PIB, como o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.

“Além disso, nós tivemos um outro fator positivo, que é a industrialização do milho em Mato Grosso do Sul. Nós tivemos um crescimento da suinocultura, que consome farelo de milho e deve aumentar a nossa produção e exportação de carne suína. Também temos uma ampliação da produção de carne de frango, que é extremamente importante e que a gente também consegue ampliar com a agroindustrialização”, acrescenta o titular da Semagro.

Por fim, as ações do Governo do Estado junto ao Governo Federal para a realização e viabilização de investimentos em infraestrutura logística, também contribuem para elevar as projeções da taxa de crescimento do PIB sul-mato-grossense. “É o que nós estamos fazendo com as melhorias de estradas e a modernização de todos os canais logísticos de Mato Grosso do Sul, exatamente para suportar esse processo de crescimento que nós temos tido no Estado”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *