A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SED) e Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (15) o Encoleira Cão, ação que acontece nos bairros Santa Júlia, Vila Alegre e Santa Rita e visa integrar um estudo avaliará a efetividade das coleiras impregnadas com deltametrina no combate à Leishmaniose canina.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, que firmou convênio com um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para se chegar à solução prática de combate e controle da Leishmaniose no Brasil. Em Três Lagoas, será promovido pela SMS, através da Coordenação de Endemias, Entomologia e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

COMO SERÁ?

A primeira etapa de ações do projeto experimental do Ministério da Saúde é a coleta de sangue dos animais das regiões selecionadas para exames laboratoriais, que irão diagnosticar se o cão é ou não portador da Leishmaniose. Todos esses animais, no ato da coleta de sangue para exame, já receberão a coleira e, o tutor, todas as orientações necessárias para adesão ao projeto.

Após seis meses, na troca dessa coleira, os animais que testaram positivo para a doença no exame inicial, não receberão uma nova coleira, se limitando apenas aqueles que testaram negativo. O objetivo principal é avaliar a efetividade, ou seja, se houve eficácia ou não do uso de coleiras no combate e controle da Leishmaniose nos cães.

A cada ano os exames serão repetidos, a troca da coleira a cada 6 meses com limite de 8 ciclos semestrais para que seja possível verificar a eficácia do item quando comparar os exames de sangue dos cães protegidos e dos não protegidos com a coleira contra a Leishmaniose.

Os imóveis visitados foram avisados na semana passada, entretanto, o coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira destaca que, apesar de a ação estar acontecendo dentro do programado, algumas residências estavam fechadas, mesmo após o aviso antecipado.

“As casas fechadas serão revisitadas, inclusive é deixado um folhetim com o horário que a SMS visitou o imóvel, nesse documento consta o contato para o munícipe ligar e agendar o horário que os agentes poderão voltar no local e serem atendidos” explicou.

Os moradores dos bairros citados que perderam por algum motivo a visita da SMS, podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e agendar uma nova visita, através do telefone 67 3929-1803.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A AÇÃO

Além do telefone do CCZ, os munícipes que moram nas regiões abrangidas pelo estudo podem obter mais informações da ação em www.treslagoas.ms.gov.br/servico/encoleiracao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *