Vitrine Tecnológica proporciona novos conhecimentos e métodos para produção de hortifrútis

vitrine-tecnologica-19-e1663013845436

Na manhã do último sábado (10), aproximadamente 250 produtores rurais da região de Três Lagoas participaram da programação da inauguração da Vitrine Tecnológica, no recinto do Sindicato Rural de Três Lagoas.

O evento, idealizado pelo SRTL e SENAR-MS, apresentou diversas novidades tecnológicas e novos métodos de plantio, cultivo e produção de hortas e pequenas plantações.

A equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) foi parceira da Ação e esteve no local apresentando os maquinários que compõem a Patrulha Mecanizada, o biodigestor artesanal criado através do Programa Amigos do Campo e divulgando os trabalhos da Secretaria.

O secretário da pasta, Mauro De Grandi, considerou o evento como uma oportunidade de mostrar à sociedade e ao público-alvo todas as ações e serviços que estão à disposição do pequeno produtor.

“Há anos a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Agronegócio, tem um estreito relacionamento com o SRTL, Senar – MS, Agraer e outros institutos ligados ao Agro, com a proposta de oferecer e desenvolver serviços, ações e ampliar o apoio aos produtores da região, alavancando a produção e renda desses trabalhadores. Aqui hoje, além de apresentar o que a SEMEA tem a disposição deles, estamos numa troca de conhecimento e experiência fantástica, sendo útil até mesmo para o nosso dia a dia”, destacou.

Na Vitrine Tecnológica, os instrutores apresentaram novos métodos de plantio, aplicação de outros materiais na área cultivada a fim de proteger o alimento de pragas e insetos e melhorar a qualidade. Uma estufa de hidroponia também foi montada para servir de exemplo para esta opção de produção. Os presentes participaram de palestra sobre essas tecnologias e receberam mudas de hortifrutis no final do evento.

O Sindicato Rural informou que os hortifrutis produzidos na Vitrine estão à disposição da comunidade. A horta tem verduras, legumes, tubérculos e frutas, como morango, todos com preços atrativos.

As moradoras do Assentamento São Joaquim, de Selvíria, Durvalina Pereira de Andrade e Ivanilde Dias dos Santos, aprovaram a iniciativa.
“Foi um dia muito produtivo e feliz para mim. O que a gente viu e aprendeu hoje vai ser de grande importância para o nosso trabalho, e traz uma nova expectativa para o plantio dos alimentos”, disse Durvalina. “São técnicas fáceis, uma nova forma de cultivar e novo olhar para o trabalho do produtor rural. Vivendo e aprendendo”, completou Ivanilde.

A inauguração contou também com apoio do Viveiro Agromudas, Agroline, Madeireira Pé de Cedro, Casa Rural, Grupo Vittia, Gráfica e Editora Precisa, Eldorado Brasil, Prefeitura Municipal de Três Lagoas e Prefeitura Municipal de Selvíria.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 218