MS tem mais de 965 mil inadimplentes, e feirões são oportunidade de regularização

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Mato Grosso do Sul registra uma escalada da inadimplência, e os índices de endividamento medidos por entidades ligadas ao comércio mostram o aumento do número de pessoas negativadas. De acordo com a Serasa, mais de 41 mil pessoas foram negativadas no período de janeiro a agosto deste ano no Estado.

Em janeiro, 924.027 pessoas estavam com o nome sujo, já em agosto a entidade aponta que o número saltou para 965.307. Para os especialistas ouvidos pela reportagem, os eventos, conhecidos como Limpa Nome, se tornam uma ótima oportunidade para famílias se livrarem das dívidas e terem mais tranquilidade para passar o fim de ano.

Já o montante devido pelos sul-mato-grossenses aumentou de R$ 4,04 bilhões para R$ 4,39 bilhões no mesmo período, alta de 8,66% no comparativo entre janeiro e agosto.

Segundo o mestre em economia Eugênio Pavão, a facilidade de acesso ao crédito, os juros altos nas últimas décadas e a pouca expectativa de melhora de renda elevaram os números para patamares considerados altos.

“Diante desse quadro, de alto endividamento, inflação fora da meta [corroendo renda], desemprego, agravados pela pandemia, se fazem necessários programas das instituições públicas e privadas para recuperar a capacidade de consumo da população”.

O gerente da Serasa, Thiago Ramos, explica que esses aumentos no número de endividados e no montante da dívida apenas demonstram que a situação do consumidor ainda não está boa.

“Esse perfil é muito parecido em todos os estados brasileiros. A combinação de inflação alta com salários achatados se dá em todos os estados”.

Capital

De acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), Campo Grande registrou um leve aumento na quantidade de endividados no mês de agosto deste ano, após quatro reduções consecutivas. O indicador atingiu 59,7% de endividados, contra 59,3% no mês de julho.

Apesar disso, o número de famílias com contas em atraso caiu na Capital, saiu de 27,4% em julho para 26,7% em agosto. Ao todo, conforme a pesquisa, eram 190.678 famílias endividadas em Campo Grande em agosto, seja com cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado, carnês de lojas e financiamentos de carros ou de casas.

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) Regiane Dedé de Oliveira, os índices podem ser considerados positivos na variação mensal. “Apesar do índice um pouco maior de endividamento, a redução no porcentual de famílias com contas em atraso é salutar, pois demonstra um cuidado no controle das finanças”.

Oportunidade

Neste fim de semana, por exemplo, a Caixa Econômica Federal (CEF) colocou em ação a campanha Você no Azul, que disponibiliza descontos de até 90% para regularização de dívidas de créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas.

Outro feirão de recuperação de crédito que ocorre no Estado é a 2ª Campanha Nome Limpo Estadual, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Para essa campanha, é preciso que as empresas interessadas se cadastrem até o dia 15. As negociações devem começar no início de novembro.

Há ainda o feirão Limpa Nome, da Serasa, que oferece descontos de até 90% em dívidas com diferentes empresas. Essa opção está disponível on-line por meio das plataformas digitais. As opções de renegociação podem ser conferidas no portal feiraolimpanome.com.br, por meio de ligação gratuita, no 0800-591-1222, ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096.

O doutor em economia Michel Constantino comenta que ter as dívidas em dia, além de dar fôlego econômico para as famílias, influencia psicologicamente no dia a dia.

“A redução de dívidas e devedores coloca as pessoas e as famílias em um estágio importante para a economia, que é a possibilidade de consumo e de compra a prazo. Além disso, influencia positivamente no comportamento das pessoas que estão endividadas”, analisa.

Pavão sintetiza a iniciativa como uma forma de estímulo à economia, pois, com as reduções das cobranças de juros, sobram recursos para estimular o consumo. Ele comenta que esse incentivo é dado por bancos e empresas concessionárias, como as de energia e água.

“Ao dar melhores condições para o abatimento das dívidas, [iniciativas como essa] são importantes para recuperar as finanças pessoais, permitindo o retorno às compras neste período de festas, Dia das Crianças e, principalmente, Natal”.

De acordo com a presidente da Caixa Econômica, Daniella Marques, durante coletiva de lançamento da Você no Azul em São Paulo, a ação visa aprofundar cada vez mais a atuação da instituição para que o brasileiro tenha nome limpo.

“Esta é uma campanha importante, que ajuda no recomeço que as pessoas às vezes tem dificuldade. A gente dá esse impulso, que tradicionalmente acontece todos os anos”, comenta.

Segundo ela, desde 2017 o banco estatal faz a campanha de recuperação de crédito, estimulando aqueles que quiserem quitar à vista qualquer tipo de modalidade de crédito, exceto dívidas habitacionais e do agro, modalidades que possuem subsídio e planos de quitação diferenciados do público-alvo da campanha.

Saiba

Conforme a Caixa, durante o período de regularização, que se estende até 29 de dezembro deste ano, contratos de 4 milhões de clientes pessoa física e 396 mil pessoa jurídica podem ser negociados.

Mais de 80% podem liquidar os débitos por até R$ 1.000. A instituição ainda informa que a novidade desta edição é a ampliação da oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais.

Cerca de 70% das propostas podem ser obtidas por meio do site da Caixa, do aplicativo e do WhatsApp (0800-104-0104).

 

Fonte: Correio do Estado
Foto: Gérson Oliveira

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