Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26), pelo Instituto Instituto de Pesquisa Estratégias e Inteligência, antigo COMPOPE, com dados coletados considerando proporções por sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, traçando um perfil fidedigno do eleitorado da cidade de Três Lagoas, o nome do vereador e presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia aparece liderando nos dois cenários divulgados, com cinco e com três nomes. A pesquisa também apontou o índice de rejeição dos pré-candidatos, e o nome do Dr. Cassiano Maia aparece como um dos menos rejeitados.

De acordo com a pesquisa divulgada, foram levadas em consideração opiniões de moradores com 16 anos ou mais durante a primeira quinzena de julho de 2023. Com um intervalo de confiança estimado de 95%, a margem de erro é de 5,3%. O cenário atual, apesar de estar sujeito a alterações até as eleições em outubro de 2024, fornece uma visão útil sobre as inclinações políticas dos cidadãos. Tudo isso para colocar à prova um cenário hipotético de eleições com os candidatos Dr. Cassiano Maia, Paulo Veron, Sayure Baez, Eduardo Rocha e Fabricio Venturoli.

Com este cenário 01 em mãos, hoje, quem levaria a melhor seria o atual presidente da Câmara, Cassiano Maia.

Em um segundo cenário hipotético, com menos concorrentes, Dr. Cassiano Maia mantém a linha de frente com 35,56%. Neste cenário aparece Dr. Cassino Maia liderando com 35,56%, Indecisos com 33,69%, Paulo Veron com 13,64% e Fabrício Venturoli com 6,42%. De acordo com o Instituto, o atual prefeito Ângelo Guerreiro não foi investigado porque não pode se candidatar para as próximas eleições por já estar em seu segundo mandato.

Quando a questão é rejeição, no cenário 3, o ex-deputado estadual Eduardo Rocha aparece na frente com 12,83% e Paulo Veron logo atrás. Fabrício Venturoli e Dr. Cassiano Maia, no entanto, apresentam a menor taxa de rejeição, em torno de 4%, enquanto 59% dos entrevistados ficaram indecisos quanto a esta questão.

O Instituto analisou o grau de conhecimento do público sobre os candidatos do segundo cenário para entender o potencial de crescimento de cada um deles. Faltando pouco mais de um ano para as eleições, este índice é muito importante, pois o fato de ser desconhecido pode mudar o cenário de acordo com a evolução eleitoral. O mais conhecido foi Cassiano Maia com 63,1% dos entrevistados, em seguida vem Paulo Veron 54,28% de conhecimento e o mais desconhecido pela população foi Fabricio Venturoli com apenas 32,9% de conhecimento.

Segundo o Instituto de Pesquisa Estratégias e Inteligência, está é a primeira de uma série de sondagens que o Instituto fará, até o processo eleitoral de 2024. Vale lembrar que, por lei, todas as pesquisas realizadas no ano eleitoral precisam ser registradas na Justiça Eleitoral a partir de 1° de janeiro de 2024.

Sobre o Instituto

Com duas décadas servindo a verdade factual, o Instituto Estratégias e Inteligência, antigo COMPOPE, figura como uma das poucas empresas em Mato Grosso do Sul qualificadas para conduzir pesquisas eleitorais. O Instituto oferece pesquisas quantitativas e qualitativas customizadas com relatórios detalhados, e é referência em diversas áreas, como opinião pública, consumo, política, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *