Com as eleições marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, os partidos se movimentam e em Três Lagoas, quatro nomes despontam como prováveis pré-candidatos ao cargo de prefeito. Três estão na Câmara de Vereadores e outra no poder público estadual.

No PSDB, partido do atual prefeito Angelo Guerreiro e do governador Eduardo Riedel, de acordo com anúncio feito pelo presidente regional da legenda, ex-governador Reinaldo Azambuja, o médico e presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, deve ser o candidato no ano que vem, no projeto de sucessão.

Pela oposição, dois vereadores podem se unir e sair numa única chapa como candidatos a prefeito e vice, ou em projetos solos. O vereador Davis Martinelli, em seu segundo mandato, já anunciou sua pré-candidatura, e tem buscado apoios de partidos em Campo Grande. Atualmente Davis está no União Brasil mas não sabe se permanecerá no partido ou irá migrar para outra legenda, com a garantia de ser candidato e também de estrutura para a campanha.

O médico Paulo Veron, do Solidariedade, também é pré-candidato a prefeito e junto com Davis Martinelli e a vereadora Sayuri Baez, formam o bloco de oposição à administração do prefeito Angelo Guerreiro no parlamento municipal, e juntamente com o ex-vereador Jorge Martinho, do PSD, tem conversado num projeto de união da oposição e lançamento de dois nomes fortes para prefeito e vice, com objetivo de tirar a administração das mãos do PSDB no município. Veron também pode deixar o atual partido e migrar para outra legenda.

O PT, por sua vez, já anunciou no último mês de setembro, o nome da policial penal Grazi Soares, para disputar o cargo de prefeito ano que vem. Ela será o nome do partido para tentar chegar ao comando do município pela primeira vez na história. Professora de formação e funcionária pública estadual, ela se filou ao PT em 2018.

Como ainda tem muito tempo até as convenções partidárias que devem ocorrer no segundo semestre de 2024, outros nomes podem surgir com candidaturas próprias ou até se aliando com os que já se pronunciaram como pré-candidatos, mas, o que se comenta nos bastidores dos próprios partidos políticos que pretendem lançar candidatos a vereadores na disputa pelas quinze vagas, é que os principais nomes e coligações devem girar em torno desses quatro apontados nesta matéria, podendo haver uma união apenas dos vereadores Davis Martinelli e Paulo Veron, ou seja, no mínimo, o eleitor terá três nomes para escolher na próxima eleição para prefeito de Três Lagoas.

Candidatos que concorreram nas eleições de 2020, ainda não fizeram nenhum anúncio oficial de que pretendem disputar novamente no ano que vem.

Pesquisa

A única pesquisa eleitoral divulgada recentemente em Três Lagoas, foi do Instituto de Pesquisa Estratégias e Inteligência, antigo COMPOPE, no final de julho, mas não tinha o nome do vereador Davis Martinelli como pré-candidato, e tinha os nomes dos vereadores Dr. Cassiano Maia, Paulo Veron, Sayuri Baez, do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Rocha e do servidor público estadual, Fabrício Venturolli.

Naquela pesquisa, Dr. Cassiano Maia apareceu liderando nos dois cenários divulgados, com cinco e com três nomes, na estimulada.

Com um cenário com cinco candidatos, quem levaria a melhor seria o atual presidente da Câmara, Cassiano Maia, segundo a pesquisa. Dr. Cassiano Maia apareceu com 31,02% em primeiro, e o segundo colocado, Dr. Paulo Veron, com 10,16%.

Em um segundo cenário hipotético, com três concorrentes, Dr. Cassiano Maia mantinha a linha de frente, liderando com 35,56%, Indecisos com 33,69%, Dr. Paulo Veron com 13,64% e Fabrício Venturoli com 6,42%.

O Instituto também analisou o grau de conhecimento do público sobre os pré-candidatos do segundo cenário para entender o potencial de crescimento de cada um deles. O mais conhecido foi Dr. Cassiano Maia com 63,1% dos entrevistados, em seguida apareceu Dr. Paulo Veron com 54,28% de conhecimento, e o mais desconhecido pela população, segundo a pesquisa, foi Fabricio Venturoli com apenas 32,9% de conhecimento.

Leia mais sobre a pesquisa aqui: Pesquisa aponta liderança do Dr. Cassiano Maia à prefeitura de Três Lagoas (expressaoms.com.br)

Foto: Arte Expressão MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *