Na manhã de hoje, 25 de abril, a equipe de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas promoveu a oficina de pintura com tintas naturais para os alunos da APAE. A ação ainda terá continuidade durante toda a tarde.

A iniciativa, que contou com a participação de 100 alunos pela manhã e participarão outros 100 no período da tarde, tem como objetivo principal proporcionar momentos de diversão, aprendizado e sensibilização ambiental.

O diferencial da atividade está nos materiais utilizados para a confecção das tintas, que eram totalmente naturais e biodegradáveis. Couve, beterraba, terra, polvilho e outros ingredientes orgânicos foram a base para a criação das cores vibrantes que encantaram as crianças.

A proposta não apenas estimula a criatividade das crianças, mas também promove a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis e o uso responsável dos recursos naturais.

Maysa Costa, diretora de Meio Ambiente, emocionou-se ao comentar sobre a ação. “O mais importante é a inclusão. Sempre trabalhamos com a educação e a assistência, mas precisávamos dar uma nova perspectiva para os nossos projetos. As pinturas têm como temática principal o meio ambiente, com representações de paisagens, plantas e animais, reforçando a conexão entre as crianças e a natureza.”

A diretora da APAE, Neuza Inácio da Silva, ressaltou a importância da atividade na construção do conhecimento das crianças. “Muitos não sabiam que era possível utilizar materiais naturais para fazer as tintas. É uma atividade cheia de curiosidade e que auxilia de maneira direta na construção da aprendizagem.”

A parceria entre a equipe da SEMEA, a APAE e apoiadores como a Financial Ambiental e a SEMEC foi fundamental para o sucesso da iniciativa. A doação de pincéis e materiais pela Financial Ambiental, juntamente com o suporte fornecido pela SEMEC demonstrou o poder da união entre instituições em prol de causas nobres.

Luiz Eduardo Silva, técnico da equipe de Educação Ambiental, expressou sua satisfação com o resultado da atividade: “Passamos a tarde toda preparando essas tintas e valeu muito a pena. São pessoas extremamente carinhosas e que precisam dessa atenção. Estamos felizes demais em poder participar dessa ação tão gratificante”.

Lucas Menezes, educador ambiental da SEMEC, destacou a ludicidade do projeto e sua surpresa com o sucesso da iniciativa: “Eu não imaginei que daria tão certo. Está sendo uma experiência muito legal e com certeza vamos repetir mais vezes”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *