Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis entre os estudantes, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Saúde Bucal e do Programa Saúde na Escola, realizou nesta quarta-feira (15) mais edição do Dia D da Saúde Bucal. A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, aconteceu em 56 municípios de Mato Grosso do Sul ao longo do mês de maio.

O Dia D da Saúde Bucal ocorreu nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Andréa Martinez Tabanez, Professora Diva Garcia De Souza, Novo Oeste 2, Novo Alvorada, Guanabara e Professor Neife De Souza Lima. A ação estabelece novas estratégias que visam impactar positivamente os índices epidemiológicos de agravos em saúde bucal. Neste ano é celebrado o primeiro aniversário da Lei 14.572/23, que integra a Política Nacional de Saúde Bucal ao Sistema Único de Saúde (SUS), refletindo a importância das equipes de saúde bucal na assistência e cuidado à população.

Em Três Lagoas, o destaque do evento foi a implementação da técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esta técnica, que pode ser aplicada fora do consultório odontológico usando isolamento relativo, facilita o acesso ao tratamento odontológico para populações que enfrentam dificuldades de comparecer às unidades de saúde.

Além do ART, a estratégia de prevenção em saúde bucal foi implementada nas CEIs focando em crianças de 01 a 05 anos de idade. Coordenada pela equipe de dentistas e auxiliares bucais da SMS, a ação introduziu conceitos de promoção e prevenção de forma lúdica e acessível, utilizando materiais didáticos e atividades interativas, visando ensinar as crianças por meio de teatro, brincadeiras e histórias, os conceitos essenciais de higiene bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *