• Na última semana a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) realizou caminhadas em trilhas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jupiá com alunos da Rede Municipal de Ensino.

    O passeio foi realizado com alunos de 4 a 5 anos da Escola Municipal “General Nelson Custódio de Oliveira” e adolescentes de 14 a 15 anos da Escola Estadual “Padre João Thomes”.

    Com intuito de apresentar a riqueza ecológica existente na região e despertar a conscientização ambiental, a visita foi conduzida pelo biólogo da SEMEA, Flávio Fardin, que apresentou as diversas espécies arbóreas, animais existentes na APA e explicou sobre a importância da preservação, contemplando a paisagem ao longo do trajeto.

    “É muito importante trazer esta conscientização para as futuras gerações, uma vez que serão estas crianças e adolescentes que continuarão o trabalho de cuidado com a nossa natureza. Esta aproximação entre Meio Ambiente e Educação é de extrema relevância, pois, a criança tende a multiplicar este conhecimento em casa e com os amigos”, destacou.

    A professora Marjorie Póvoas da Escola Estadual “João Thomes” considerou como “muito positivo este contato dos alunos com um ambiente preservado, tendo maior conhecimento sobre a biodiversidade da nossa região, além de ser uma atividade saudável em meio à natureza”.

    Por sua vez, o professor da Escola Municipal “General Nelson Custódio de Oliveira”, Murilo Pereira, mencionou que esta ação foi um diferencial para os alunos, “pois além de aprender sobre preservação ambiental, pudemos oferecer uma caminhada como atividade física e trabalhar outras dificuldades dessas crianças”.

    O biólogo destaca que só é permitido visitar a APA Jupiá com autorização e acompanhamento dos técnicos da SEMEA e a equipe de Educação Ambiental está disponível para estes passeios de trilhas para as escolas do Município.

    “A unidade de ensino que estiver interessada em realizar estas caminhadas com os alunos, pode entrar em contato com a nossa Secretaria pelo telefone (67) 3929-1248 e agendar a visita com pelo menos 15 dias de antecedência”, finalizou.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *