• A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, intensificou, neste mês de maio, as ações de conscientização sobre a proteção da infância e da adolescência desenvolvidas no canteiro de obras de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS). Em virtude do Maio Laranja – mês dedicado ao combate e exploração sexual de crianças e adolescentes –, a empresa promoveu conversas diárias com os trabalhadores e, neste 18/05, considerado o dia nacional do tema, realizou oficinas para aprofundar a ação de conscientização.
    A oficina reforçou o papel de cada um na proteção dos direitos de crianças e adolescentes e orientou sobre atitudes capazes de prevenir casos de abuso ou exploração sexual. O coordenador da área de Desenvolvimento Social da Suzano no Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel, explicou o objetivo da iniciativa: “Buscamos informar e sensibilizar os trabalhadores, mostrando exemplos de situações do cotidiano, orientando sobre o que uma pessoa deve fazer em caso de suspeita de abuso e exploração sexual e quais são os canais de denúncia. A criança e o adolescente precisam de cuidado e toda pessoa adulta próxima tem o dever de protegê-los”.
    As ações são realizadas no âmbito do Programa Agente do Bem da Suzano, iniciativa que também conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo para o desenvolvimento de campanhas de conscientização no município. Dentro do canteiro, desde o início das obras, o programa já mobilizou cerca de 4 mil para participarem de ações de proteção da criança, do adolescente e da mulher contra a violência sexual, doméstica e familiar no município, por meio de palestras e oficinas realizadas durante os Diálogos Diários de Segurança (DDS’s) – reuniões diárias das frentes de trabalho para o alinhamento de mensagens.
    Um desses trabalhadores sensibilizados é o encarregado geral de obra civil, Antônio Márcio da Silva Queiroz, da empresa terceirizada Tucumann Engenharia, que afirma ter aprendido coisas que nem imaginava sobre o assunto e ter redobrado a atenção às suspeitas. “O Disque 100, que é o número para as denúncias, a gente passou a conhecer e memorizar. Nós comentamos entre os colegas e com a família em casa o que ouvimos aqui na obra, e isso ajuda a deixar todo mundo atento a qualquer sinal. Acho muito importantes essas informações que a empresa está nos passando para termos um ambiente mais seguro e saudável na cidade”, acrescenta.
    Parceria e campanha publicitária
    O avanço mais recente do Programa Agente do Bem foi a assinatura do Acordo de Cooperação Mútua firmado no dia 3 de maio entre a Suzano, o TJMS e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio do qual a empresa e as instituições passaram a somar forças para ampliar os trabalhos em prol da defesa dos Direitos Humanos no município. Já nesta semana, a Suzano iniciou a veiculação de uma ampla campanha publicitária com o tema “Eu tô de olho, eu cuido, eu denuncio”, voltada a difundir para toda a comunidade local as situações a serem denunciadas e os canais.
    De acordo com o diretor de Engenharia da Suzano responsável pelas obras de implantação da nova fábrica no município, Maurício Miranda, a parceria traz novas metas para o programa e direciona cada organização quanto às atividades que irá desenvolver, enquanto a campanha vai fazer a mensagem do programa chegar a toda a população de Ribas. “Com esses dois avanços importantes, estamos estruturando as nossas ações para construirmos um legado de boas práticas, influenciando positivamente e despertando a cultura de prevenção à violência e de proteção da infância e adolescência e dos direitos das mulheres”, destacou.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *