Até o fim do ano, Mato Grosso do Sul vai concluir a entrega de 3,8 mil equipamentos agrícolas, em um investimento de quase R$ 1,2 bilhão. A informação é do governador Reinaldo Azambuja que, nesta quinta-feira (19), entregou maquinários agrícolas para 11 municípios de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega foi feita no estacionamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em Campo Grande.

“Hoje estamos completando 1.748 equipamentos entregues. Até 31 de dezembro nós vamos inteirar 3.800 equipamentos. Isso é fruto dessa parceria que leva desenvolvimento, melhorias para as rodovias, ajuda a agricultura familiar, fortalece a geração de empregos e renda dos municípios porque ajuda a melhorar o ir e vir, a produção, principalmente do pequeno produtor. Tem sido uma sistemática do governo. Se você olhar, 3.800 equipamentos são quase R$ 1,2 bilhão em equipamentos entregues nesses anos. Isso é muito importante porque fortalece, melhora a infraestrutura municipal e mostra que o Estado olhou pelas 79 cidades. Acho que esse é o grande legado do programa Prosolo, das parcerias que a gente construiu e do Governo Presente, porque muito disso do que você vê aqui são demandas do programa que agora estão sendo entregues”, disse Reinaldo Azambuja.

O governador afirmou ainda que todos os municípios vão receber o kit com motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica. As patrulhas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação de Solo e Água – Prosolo e foram adquiridas em uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, bancada federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 


Os municípios contemplados nesta quinta-feira foram Anastácio (pá carregadeira), Aquidauana, Anaurilândia, Bela Vista, Bodoquena, Corguinho, Tacuru, Sidrolândia, Paranhos, Água Clara e Nova Alvorada do Sul. O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, contou que no município há mais de 1.000 quilômetros de estradas, que serão beneficiadas com a entrega dos equipamentos.

“Nova Alvorada do Sul é um município que só tem a agradecer, sendo contemplada com esse programa Prosolo com máquinas que vão trazer para nós o desenvolvimento do município. Somos essencialmente agrícolas e necessitamos da manutenção dessas estradas. Temos mais de 1.000 quilômetros de estradas, 400 mil hectares de terra, 100 mil hectares na cana-de-açúcar, 70 mil hectares na soja e isso gera empregos e renda. Eu entendo que esse olhar, para que a gente possa dar todo esse suporte para a produção e geração de emprego, isso é desenvolvimento. Eu só tenho a agradecer esse trabalho maravilhoso que está sendo feito em todos os municípios”, disse Paleari.

Também participaram da entrega a líder do Governo na Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro, o secretário Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), prefeitos e representantes dos municípios e o ex-secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, além de diversas autoridades.O secretário Jaime Verruck (Semagro) explicou que o programa tem um viés ambiental.

“Nós estamos dando prosseguimento ao programa Prosolo. Ele foi constituído como um grande programa. Nós estamos vendo aqui só uma parte. Dentro do Prosolo, já fizemos uma interferência direta em termos de conservação de solo em mais de 40 mil hectares e intervenção em parceria em mais de 70 mil hectares. O objetivo é proteger os nossos mananciais, o nosso solo. Um dos grandes problemas que nós temos são as estradas vicinais. Elas são responsáveis, em função da sua má-conservação, por grande parte dos resíduos que vão para os rios provocando assoreamento”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *