• A Prefeitura de Três Lagoas vai atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e convida a comunidade três-lagoense para participar deste processo, através de consulta pública que ficará disponível no Portal Oficial do Município até 31 de julho de 2022.

    A versão preliminar do PMSB está disponível para consulta pública em uma página especialmente criada dentro do Portal Oficial da Prefeitura Municipal e também está à disposição em documento físico para população na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).

    As contribuições online pretendem ampliar a participação de toda a população e setores interessados na discussão acerca das temáticas do saneamento básico, mobilizando a sociedade para evidenciar suas demandas e necessidades no âmbito municipal visando agregar ao planejamento realizado.

    Mas o que é o PMSB?

    O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento fundamental para orientar a gestão e o gerenciamento dos serviços de manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas em prol da melhoria contínua, da ampliação do acesso e da garantia de sustentabilidade ambiental, econômica e financeira desses serviços essenciais.

    Ele é composto por 5 tópicos que abordam distintos aspectos do saneamento básico municipal, sendo eles:

    • I – Aspectos institucionais, gerenciais e legais;
    • II – Sistema de Abastecimento de Água;
    • III – Sistema de Esgotamento Sanitário;
    • IV – Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas;
    • V – Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.

    A atualização continua do PMSB é necessária devido à dinâmica e ao crescimento contínuo da sociedade. Nesse contexto, a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal n.º 11.445/2007, alterada pela Lei Federal n.º 14.026/2020) indica que o PMSB deve ser revisado/atualizado periodicamente, em prazo não superior a 10 anos.

    Desta forma, o PMSB de Três Lagoas visa a atender esta determinação legal, no sentido de revisar e atualizar o PMSB existente, elaborado em 2014.

    O Planejamento

    É necessária caracterização do sistema de saneamento básico municipal (sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas) para que sejam construídas metas e ações que visam a melhoria do sistema atual.

    O PMSB consiste no planejamento acompanhado das respectivas diretrizes e estratégias que o município adotará nos próximos anos, para alcançar a sustentabilidade ambiental, econômica e financeira na gestão da universalização dos serviços de saneamento básico no município.

    Deste modo, o Plano contemplará a programação das ações e metas capazes de transformar a situação atual para a condição almejada pela população, bem como considerada viável pelo Poder Público e que atenda às determinações legais.

    PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *