Com a chegada do carnaval, a época mais festiva e repleta de diversão do ano, é essencial lembrar-se dos cuidados e da segurança, especialmente em relação às crianças e adolescentes, público mais vulnerável nesse período. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está se mobilizando para promover diversas ações com o objetivo de garantir um carnaval seguro para todos.
O foco principal dessas iniciativas é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil durante esse período de grande movimentação turística.
A mobilização abordará o enfrentamento a diversas violações, incluindo violência sexual, maus tratos e negligência. Em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a campanha de erradicação do trabalho infantil também será destacada.
A ação ressalta o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos do Governo Federal, além do conselho tutelar.
No dia 09 de fevereiro, será realizada uma Blitz Educativa nos horários das 08h30 às 09h30, em frente à NOB, local onde acontecerá o Carnatrês, e das 14:30 às 15:30, em frente à Lagoa Maior, próximo à antiga Biblioteca Municipal.
No dia 10, às 08h, ocorrerá uma panfletagem na Feira Central Turística, abordando a ação “Não Desvie o Olhar”, com a entrega de brindes.
Durante os dias 09 e 10 ,nos períodos noturnos e dia 11 na matinê das festividades de carnaval, haverá orientações aos foliões sobre violações de direito , em conjunto com a equipe do serviço de Abordagem Social.
De acordo com a SMAS, essas ações visam criar um ambiente mais seguro e protegido para as crianças e adolescentes, promovendo a conscientização de toda a comunidade durante a celebração festiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *