Em noite histórica, Câmara de Vereadores de Três Lagoas realiza primeira sessão ordinária com jovens vereadores eleitos pelo programa “Parlamento Jovem”. O ato aconteceu na noite desta quarta-feira (25) e contou com a presença dos vereadores Tonhão, Marco Silva, Robson do Alinhamento, Sirlene, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Mi do Santa Luzia e Evalda Reis. O chefe do gabinete do Poder Executivo, Adilson Rodrigues de Freitas, também estava presente.
Como disse o cerimonial no início após apresentar as autoridades presentes: “é hora de deixar os jovens brilharem”. E foi isso que aconteceu. Os 15 eleitos deram um show de cidadania e representatividade. Não só brilharam como iluminaram o plenário com suas proposituras.
A sessão começou com a leitura do pedido de renúncia da jovem vereadora Emily Vitória Macedo de Almeida, da EE Dom Aquino, apadrinhada pelo vereador Mi do Santa Luzia. Com a vacância, foi empossado o suplente Ryan Gomes Coutinho da Costa.
Com todas as cadeiras devidamente preenchidas, deu-se início à Ordem do Dia, com a análise do Projeto de Lei (PL) nº1, uma propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé): “Programa de promoção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas públicas de Três Lagoas”. O PL foi encaminhado para uma comissão interna, formada pelos próprios jovens vereadores, avaliar e emitir parecer.
Após o encaminhamento, a tribuna ficou livre para que os parlamentares pudessem usar a palavra.
O Parlamento Jovem
Clique aqui e saiba mais sobre o programa. Confira a lista completa de jovens vereadores, suas escolas e seus apadrinhados:
- Arthur Godoi Ramos, da E.E. Afonso Pena (Daniel da Farmácia)
- Geiziel Fellipe Dante da Silva, da E.E. José Ferreira (Davis Martinelli)
- Lucas Otero Souza, do Instituto Federal de MS (Evalda Reis)
- Rafael Figueiredo Farias de Sales, da E.E. Edwards Corrêa (Fernando Jurado)
- Maria Fernanda dos S. Pereira, da E.E. Fernando Corrêa (Marco Silva)
- Leonardo Alencar Queiroz, do Sesi (Marcus Bazé)
- Samuel Santana Lopes de Freitas, da E.E. Jomap (Mário Grespan)
- Ryan Gomes Coutinho da Costa, da E.E. Dom Aquino Corrêa (Mi do Santa Luzia)
- Alexia Gabriely da Silva Rios, da E.E. Dom Aquino Corrêa (Professor Pedrinho Junior)
- Larissa Cyles Leite da Silva, da E.M. Maria Eulália Vieira (Professora Maria Diogo)
- Pedro Henrique Arguelho Ramires Franco, da E.E. Luiz Lopes de Carvalho (Robson do Alinhamento)
- Solana Ahagon Baez Marques, da E.E. Jomap (Sargento Rodrigues)
Sara Leite da Silva – Escola Batista Semear (Sirlene dos Santos) - Pietro Balen Silva, da E.E. Fernando Corrêa (Silverado)
- Sara Cortes Donadio, da E.E. Edwards Corrêa (Tonhão)
Falas na tribuna
Leonardo defendeu seu projeto e reafirmou seu compromisso com a juventude, reconhecendo seu privilégio em estar na tribuna como vereador jovem. Ryan se apresentou e agradeceu sua família pelo apoio em toda decisão e equipe da sua escola e seus eleitores. Declarou que vê um número considerável de infrações nas ruas e que vai apoiar sempre os estudantes durante seu mandato, o qual acabou de ser empossado. Alexia agradeceu os servidores da Câmara pelo suporte e trouxe dados sobre sua indicação para regulamentar o uso de bicicletas elétricas, apresentando ainda algumas soluções, como uso obrigatório de equipamentos de segurança.
Pietro iniciou citando Paulo Freire para falar sobre a importância da educação, sua principal bandeira. Rafael Sales usou seu tempo de tribuna para reforçar suas indicações, destacando que são apelos da população, moradores dos arredores ou de atletas e ciclistas que utilizam as praças e ciclovias da cidade. Sara Leite, que cantou o hino no início da sessão, apresentou verbalmente uma indicação sobre melhoria para o trânsito e relatou sobre como foi legal a reunião que os jovens vereadores fizeram na segunda-feira (23) para alinhar os detalhes da sessão.
Solana, além de apresentar suas indicações, inclusive lendo o relato de uma moradora sobre o transporte público, agradeceu a Tonhão pela brilhante ideia do Parlamento Jovem, apresentando o programa que foi aprovado pelos demais vereadores. Geiziel Fellipe defendeu sua principal indicação sobre a reforma da escola em que estuda e sua família sempre estudou, citando alguns pontos falhos e que merecem atenção, como a questão da acessibilidade e instalação de ar condicionado. Pedro Ramires leu sua indicação e defendeu que a questão da iluminação não é só de infraestrutura, mas de segurança e trânsito, uma vez que favorece o crime e prejudica a visibilidade de ciclistas e pedestres no período da noite.
Maria Fernanda reconheceu o esforço de todos os vereadores da Casa de Lei em prol do Parlamento Jovem e na luta por melhorias para Três Lagoas. Maria também defendeu suas indicações. Samuel fez um discurso falando sobre “serem sementinhas” que estão sendo regadas pelos vereadores e pelas profissionais da Escola do Legislativo, dizendo que, se bem cuidadas, vão crescer muitos e dar muitos frutos. Arthur Godói defendeu uma das suas indicações sobre melhorias nos horários dos ônibus circulares para atender a população estudantil, defendendo que é preciso pensar também na segurança dos alunos durante o trajeto até as escolas.
Larissa Cyles relatou sua atuação na área cultural em Três Lagoas, já insinuando que a cultura transforma vidas e que essa será uma das suas bandeiras, e deixou seu mandato à disposição para que toda população a procure. Lucas Otero, que é aluno do IFMS, ressaltou que suas primeiras indicações são voltadas para os estudantes e moradores da região. São reclames que os alunos daquela instituição já tinham levantado várias vezes. E Sara Cortes disse como é gratificante ser uma “voz” dentro do parlamento e agradeceu a presidência da Câmara por todo o suporte necessário para que ela pudesse ter a força e sabedoria necessária para sua atuação. A presidente do Parlamento Jovem também apresentou suas indicações.
Indicações
Sara Cortes solicita atenção para educação e aplicativo para serviços públicos. Maria Fernanda solicita implantação de ciclovia. Lucas Otero solicitou melhorias em infraestrutura para o acesso ao IFMS. Solana Marques solicita iluminação e melhor divulgação do transporte público.
Larissa Cyles apresenta solicitações para cultura e meio ambiente. Geiziel Fellipe solicita reforma de escola, faixa de pedestre e lixeiras à beira rio. Leonardo Alencar apresenta solicitações em prol da segurança e do trânsito. Samuel Santana solicita iluminação e melhorias no trânsito.
Pedro Ramires solicitou melhorias na iluminação pública. Arthur Godoi solicita melhoria em segurança pública e transporte para estudantes. Alexia Gabriely solicita a regulamentação das bikes elétricas. Rafael Sales solicita melhorias em infraestrutura e meio ambiente.