• De 05 a 26 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a campanha de Saúde da Mulher, com foco na prevenção do câncer de colo de útero.

    O mês de março marca um período de atenção especial. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

    A ação contará com a realização do exame Papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo do útero, durante todo o mês nas Unidades de Saúde do Município. O objetivo é a busca ativa das mulheres entre 25 a 64 anos, além da realização de palestras para conscientização.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção são o diagnóstico precoce e o rastreamento com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento.

    Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

    O atendimento será gratuito, bastando a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço e cartão SUS, para que a equipe possa atualizar seu cadastro. A campanha seguirá durante o mês de março durante os finais de semana, através das unidades de saúde do Município. Além do exame, também será promovido no dia, palestra sobre câncer do colo do útero, tabagismo, higiene íntima, alimentação saudável como fator de proteção para o câncer.

    “O trabalho descentralizado por essas unidades, tem o objetivo de garantir às mulheres de Três Lagoas o acesso ao exame de forma precoce, O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Informo que além da campanha está sendo realizada durante os finais de semana, nossas unidades seguem oferecendo também durante a semana conforme expediente e agenda desses profissionais”, enfatizou Elaine Fúrio, secretária de Saúde.

    Papel da Atenção Primária

    Os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Atenção Primária deverão fazer a busca ativa de mulheres das faixas etárias de rastreamento ou que estejam com exames de rotina atrasados. Os gestores municipais terão a responsabilidade de implementar ações de promoção da Saúde da Mulher, como educação em saúde, estímulo ao autocuidado para prevenção de doenças, saúde sexual e reprodutiva, hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas entre outros.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *