SMS iniciou projeto “Mutirão da Limpeza’ no bairro Vila Haro, nesta segunda-feira (29)

MUTIRAO-DE-SAUDE-3-e1661781216696

Começou nesta segunda-feira (29), o “Mutirão da Limpeza” promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Endemias nos bairros de Três Lagoas, com a utilização de caçambas para auxiliar os moradores a juntar e descartar materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.

A divulgação da Campanha iniciou no bairro Vila Haro e adjacentes, onde iniciará o cronograma do Mutirão. O Setor de Endemias conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio do Departamento de Serviços Públicos (DSP), sendo responsável pela colocação e retirada das caçambas nos bairros selecionados.

A campanha acontece por etapas em microáreas, e inicialmente, os agentes de controle de endemias estão indo às residências dos bairros informar os moradores sobre o mutirão, já avisando sobre o prazo e locais que as caçambas estarão disponíveis para o despejo desses materiais.

O objetivo do “Mutirão de Limpeza” é unir forças com a população na tentativa de erradicar ao máximo a proliferação desses insetos, reduzindo o número de casos de pessoas com dengue, leishmaniose, Chikungunya, zika e acidentes com animais peçonhentos.

O QUE PODE DESCARTAR NAS CAÇAMBAS?

O serviço de limpeza do quintal é de responsabilidade do morador, assim como a condução do material retirado até a caçamba, porém, só devem ser depositados o tipo de resíduo classificado como possível criadouro.

O cidadão terá esse auxílio tendo um local apropriado para descartar tudo que pode ser propício à proliferação do inseto. Serão aceitos nas caçambas pneus velhos, embalagens e recipientes plásticos, vasos, pias, tanques, caixas d’água, garrafas, vidros, madeiras e troncos secos inservíveis e entulhos que possam abrigar escorpiões.

O QUE NÃO PODE DESCARTAR NAS CAÇAMBAS?

Mão serão aceitos nas caçambas galhadas e folhagens de podas recentes, móveis, lixo doméstico entre outros. Esses materiais devem ser destinados ao Buracão do Jupiá e o lixo comum depositado para a coleta de lixo.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 218