A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na tarde de ontem uma programação especial Unidade de Saúde da Família “Altair Cabral Trannin”, Distrito de Arapuá, em alusão ao Outubro Rosa e atendeu cerca de 100 mulheres com diversos procedimentos.

As participantes puderam fazer a coleta de preventivo; exame clínico da mama; teste rápido; atualização do calendário vacinal; solicitação de mamografia; atualização do Cadastro Único; avaliação antropométrica; registro de marcadores de consumo; consulta médica; odontológica e ainda receberam café da tarde especial e sorteio de brindes.

Conforme o coordenador da USF, Giovani Bareli, o evento foi um sucesso, superando as expectativas. “Tivemos um bom índice de coleta de preventivo, além dos exames de mama. Conseguimos promover orientação do autoexame e, com apoio de patrocinadores, fizemos sorteio de alguns brindes no decorrer do evento.”

Além disso, o evento contou com a parceria da Professora Kaely da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que trouxe alguns alunos de medicina e enfermagem da instituição para colaborar com a ação.

O médico da Unidade, Guilherme Fidélis, promoveu uma palestra sobre o outubro rosa e autoexame, demostrando a importância das mulheres de conhecerem. “É sempre importante esse tipo de ação, pois a prevenção é o melhor o remédio e, o autoexame e a coleta dos preventivos são ferramentas acessíveis a todas”, finalizou Bareli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *