Batalhão Três Lagoas
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), confirmou que o Governo do Estado trabalha na abertura de um novo Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), com previsão de realização em 2027. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (30), no Comando-Geral da corporação.
Segundo Riedel, o planejamento para o novo curso já está em andamento, porém detalhes como quantidade de vagas, cronograma e edital ainda não foram definidos. O governador explicou que o calendário eleitoral de 2026 interfere na divulgação das informações, que deverão ser apresentadas somente após o período das eleições.
"Esse é o nosso planejamento. Precisamos abrir o Curso de Formação de Soldados para 2027 e já estamos trabalhando nisso, principalmente pela necessidade que temos de reforçar o efetivo no Estado. Existe uma questão relacionada à legislação eleitoral que precisamos observar, mas a intenção é abrir esse processo ainda este ano para que o curso aconteça em 2027", afirmou.
O concurso público mais recente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi realizado em 2022 e resultou na formação de 914 novos policiais militares. O Curso de Formação foi dividido em duas turmas: a primeira concluiu a capacitação em setembro de 2024 e a segunda em agosto de 2025.
Na ocasião, o edital ofereceu 520 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado e 20 para oficial. Durante o curso, os alunos soldados receberam remuneração de R$ 2.453,00. Após a formação, o salário inicial passou para R$ 5.500,00.
O certame registrou grande procura, com 10.320 candidatos inscritos. Desse total, 8.685 disputaram vagas para soldado e 1.635 concorreram ao cargo de oficial.
O processo seletivo foi composto por cinco etapas eliminatórias:
- Prova objetiva;
- Avaliação psicológica;
- Exame de saúde;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Investigação social.
O resultado final foi homologado em novembro de 2023.
Posteriormente, em 2025, o Governo do Estado convocou outros 500 candidatos aprovados no cadastro de reserva do mesmo concurso para integrarem a segunda turma do Curso de Formação.
Embora ainda não exista uma definição oficial sobre o edital, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, confirmou que a intenção do governo é realizar um novo Curso de Formação em 2027. Segundo ele, estudos técnicos estão sendo realizados para avaliar a viabilidade do projeto.
A expectativa é que o próximo concurso mantenha critérios semelhantes aos do edital anterior, incluindo exigência de ensino superior completo, idade entre 18 e 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, requisitos adotados na última seleção.
Com a abertura de um novo Curso de Formação, o Governo de Mato Grosso do Sul pretende ampliar e renovar o efetivo da Polícia Militar, fortalecendo as ações de segurança pública em todo o Estado. As informações oficiais sobre número de vagas, cronograma e regras do próximo concurso deverão ser divulgadas após o período eleitoral de 2026.