Foto: Divulgação
Uma ampla operação integrada das forças de segurança pública, denominada Operação Janus, foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (9) em Três Lagoas, com o objetivo de desarticular e prender integrantes de organizações criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio registrados recentemente no município.
A ação teve como foco o cumprimento de 15 mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão, representando uma ofensiva das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado na região.
A operação foi desenvolvida por equipes de todas as unidades da Polícia Civil que compõem a Delegacia Regional de Polícia de Três Lagoas, em ação conjunta com equipes da SIG (Seção de Investigação Geral) de Paranaíba, do GARRAS, da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, do 2º Batalhão da Polícia Militar e da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas, além do emprego de uma aeronave da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo), da SEJUSP (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).
A ação contou ainda com apoio logístico do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão, um mandado de internação de adolescente e 15 mandados de busca e apreensão, além de uma prisão em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
As diligências ocorreram de forma simultânea em diversos municípios de dois estados da Federação, sendo cumpridas em:
-
Três Lagoas (MS)
-
Paranaíba (MS)
-
Rondonópolis (MT)
-
Cuiabá (MT)
A abrangência interestadual evidencia o alcance das investigações e a atuação das facções criminosas para além das fronteiras de Mato Grosso do Sul.
A Operação Janus é resultado de investigações conduzidas de forma integrada pela 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Civil, em conjunto com a SIG de Três Lagoas, voltadas à apuração de crimes de homicídio, tentativa de homicídio e roubos atribuídos a integrantes de duas facções criminosas.
Com base nas provas reunidas durante a investigação, a Polícia Civil representou pela expedição dos mandados de prisão e de busca e apreensão. Após manifestação favorável do Ministério Público, as medidas cautelares foram deferidas pelos Juízos da Vara do Juiz das Garantias, do Tribunal do Júri e Execução Penal, e da Vara da Infância, da Adolescência e da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Três Lagoas.
Durante o cumprimento dos mandados, além da prisão em flagrante, foi apreendida grande quantidade de substâncias entorpecentes e dezenas de aparelhos celulares. Os dispositivos serão submetidos à análise pelos analistas de inteligência da SIG de Três Lagoas, visando à coleta de material para reforçar a produção de provas e comprovar o envolvimento dos investigados com as organizações criminosas.
Significado do nome da operação
O nome da operação faz alusão ao deus romano Janus, representado com duas faces voltadas para direções opostas. A escolha simboliza o combate aos dois lados da guerra entre facções criminosas que atuam na região de Três Lagoas e em estados vizinhos, reforçando a estratégia das forças de segurança de atacar simultaneamente ambos os grupos envolvidos nos conflitos que resultaram em mortes e tentativas de homicídio no município.
A operação demonstra o esforço integrado das forças de segurança de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso no enfrentamento ao crime organizado, com atuação coordenada entre polícias Civil e Militar, além do suporte aéreo e logístico, para desarticular as facções que atuam na região de fronteira entre os dois estados.